Como a combinação ICP e mensagens certas impactaram startup que empodera o e-commerce

Para reduzir o churn e aumentar o número de clientes valiosos, melhorando assim o LTV, foram implementadas estratégias específicas.

Desafio

A empresa experimentava aumento no número de leads, resultado de eficazes iniciativas de marketing e atração pelo produto. Contudo, enfrentava o desafio de garantir que o crescimento incluísse clientes com potencial para alto Lifetime Value (LTV), alinhados aos valores da empresa, e não apenas um aumento quantitativo. Era crucial refinar a aquisição para engajar clientes comprometidos e alinhados estrategicamente, evitando o desperdício de recursos em baixo engajamento. Assim, a empresa revisou estratégias, desde a comunicação até testes de mensagens, visando crescimento qualitativo e sustentável, focando na qualidade do engajamento e sua contribuição ao LTV.

Solução

Para alinhar o crescimento da base de clientes aos objetivos de longo prazo da empresa, foram tomadas várias iniciativas estratégicas, organizadas em etapas e ações específicas:
  • Análise e segmentação da base de clientes: A empresa começou com uma análise detalhada, segmentando os clientes existentes por maturidade e adequação. O objetivo era compreender a base atual e identificar segmentos de maior valor.
    • Identificação de padrões e características comuns nos segmentos valorizados.
    • Avaliação da adequação dos clientes ao perfil desejado.
  • Revisão da proposta de valor e benefícios:
    • Ajuste da proposta de valor para atender às expectativas dos clientes ideais.
    • Revisão dos benefícios oferecidos para aumentar a relevância e atração para o público-alvo.
  • Definição do Perfil de Cliente Ideal (ICP):
    • Especificação das características dos clientes mais benéficos para a empresa e para os próprios clientes a longo prazo.
  • Testes de mensagens e anúncios:
    • Realização de testes de mensagens no site e em campanhas de marketing para encontrar abordagens eficazes para atrair e engajar o público específico.
    • Testes de anúncios e materiais criativos para identificar formatos e mensagens que ressoam com o ICP.
Essas ações buscavam não só otimizar os esforços de marketing para captar a atenção dos clientes ideais, mas também aumentar a eficiência das campanhas de aquisição, integrando uma abordagem estratégica focada em qualidade e alinhamento de longo prazo.
Projeto
Revisão de ICP e mensagens
Cliente / Segmento
e-Commerce
O que fizemos?
  • Análise e segmentação da base de clientes
  • Revisão da proposta de valor e benefícios
  • Definição do Perfil de Cliente Ideal (ICP)
  • Testes de mensagens e anúncios

Resultados

12x

de crescimento no total de clientes em pouco mais de três anos

900%

mais MQL´s no final do mesmo período

400%

mais clientes fechados por mês no final do período

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