No começo do ano começamos uma análise aqui na GrowthBrains. Queríamos entender um pouco mais sobre o mercado das startups no Brasil e nada melhor para isso do que começar com as 100 Startups to Watch listadas pela PEGN (link nos comentários)
A primeira parte da nossa análise dá uma visão detalhada de como essas empresas estão posicionadas em relação ao tráfego orgânico, origem do tráfego e distribuição entre tráfego de marca (branded) versus non-branded.
Abaixo os principais insights dessa primeira parte do estudo:
– Uma grande parte das startups (48,51%) tem menos de 1000 visitas orgânicas, o que pode indicar que muitas estão ou em estágio inicial ou têm espaço para melhorar seu SEO. No entanto, um número significativo (47,52%) de startups tem mais de 1k de visitas, mostrando que há também um grupo significativo que conseguiu estabelecer uma presença online sólida. Esta presença, porém, está muito baseada em buscas “branded”, como veremos a seguir.
– Vemos uma predominância do tráfego orgânico se comparado ao pago: 67,33% das startups dependem 100% de tráfego orgânico e 19,80% têm a maioria do seu tráfego vindo dessa mesma fonte.
– Variedade nas estratégias de aquisição: Embora a maioria dependa significativamente do orgânico, há uma pequena diversificação nas estratégias de aquisição de tráfego, com algumas startups adotando uma abordagem mais equilibrada entre orgânico e pago ou até mesmo focando totalmente em tráfego pago. A resposta provavelmente está abaixo.
– Existem um equilíbrio entre reconhecimento de marca e descoberta: 56,43% das startups têm uma abordagem que favorece ou é totalmente dedicada ao tráfego de marca, o que pode indicar um bom reconhecimento de marca ou esforços direcionados de marketing e PR, por exemplo. Aqui pode estar a justificativa para a adoção complementar de tráfego pago nas fontes de tráfego.
– No entanto, 31,68% das startups têm a maioria do tráfego vindo de pesquisas não marcadas, sugerindo que há também uma forte ênfase na atração de usuários através de termos ligados à proposta de valor da startup, sejam eles termos de maior tráfego ou de cauda longa.
– A presença de 19,80% das startups com 100% de tráfego branded reforça a importância de construir uma marca forte, que pode atrair e reter clientes de forma mais eficaz. Por outro lado, abre oportunidades para trabalhos robustos de SEO e Marketing de Conteúdo.
Por enquanto é isso. Quando avançarmos em novos critérios traremos aqui para discussão.