E sobre casos de uso (use cases) do seu produto ou serviço, você se importa com eles? É muito comum existir mais de um caso de uso para seu produto e é importantíssimo estar atento a todas as oportunidades de negócio que cada caso pode gerar. Explico.
Imagine agora a ferramenta Excel ou Sheets, do Google. Para quem venderíamos a solução caso ela nascesse hoje e estivesse na nossa mão? Há quem pense em pessoas que trabalham com listas, outros poderiam pensar em pessoas que precisam calcular custos. Um terceiro lembra que pode ser usado para organizar estoque. Uma outra poderia achar que o cliente ideal é quem controla projetos e por aí vai. Entendem que a lista, neste caso, é praticamente infinita e muitas vezes os casos de uso são independentes?
É a isso que se propõe o estudo de casos de uso de uma ferramenta ou solução: responder ao “para que” o produto será usado. Este exercício é importante para se identificar principalmente as personas para as quais nossa comunicação e nossas mensagens serão direcionadas. É importante lembrar que os casos de uso podem evoluir com o tempo, e como a tecnologia emergente pode abrir novos mercados.
Os benefícios de se identificar – e vender – os novos casos de uso são evidentes, como aumentar o alcance de mercado, adaptar-se melhor às necessidades do cliente e diversificar receitas.
E aí, faz sentido para o seu negócio pensar em mais de um caso de uso óbvio? Você já fez este exercício ou ainda descobriu um novo caso de uso no seu dia a dia que não havia sido mapeado antes? Compartilhe suas experiências e descobertas aqui nos comentários!